sábado, 3 de dezembro de 2011


 Eu sempre admirei a Filhos do Sertão, por ser um grupo que cumpre o que se compromete a fazer, mas não havia me imaginado dançando na mesma



Ola minha gente Linda ,nós do blog Reporter Junino Cearense trouxemos  para voces uma entrevista sensacional com nossa querida Lamara Andrade a Rainha da Quadrilha Filhos do Sertão 2012.

Entrevista!!!


Nome: Lamara Freire de Andrade
Idade: 28 anos
Estado civil: Namorando
Cidade onde nasceu: Nasci em Fortaleza, mas fui criada até os 10 anos em Tabuleiro do Norte, a minha cidade de coração.
2º Etapa
Quando começou a dançar quadrilha e quem lhe apoiou a dançar:
Eu sempre via as quadrilhas de Tabuleiro ensaiando na escola em frente à minha casa, e sonhava um dia poder dançar. Ficava marcando o passo e rodando sozinha imaginando como seria fazer parte daquele universo que tanto me encantava, até que em 1999, aos 15 anos meus pais me permitiram dançar. Foi maravilhoso, porque de início, recebi apoio total da minha família.

Por quais grupos você já passou:
Quadrilha Arco-íris de Tabuleiro do Norte (1999, 2000 e 2001), Filhos do Sol de Tabuleiro do Norte (2004), São João Batista de São João do Jaguaribe (2005 e 2006), Pegando Fogo de Fortaleza (2007), Estação Junina de Fortaleza (2008, 2009, 2010 e se não tivesse saído a uma semana da estréia, teria sido o 2011 também).
Como chegou ao cargo de rainha:
Em meu primeiro ano já dancei como rainha. O convite surgiu da direção da quadrilha, pelo meu desempenho nos ensaios.
Qual ano e grupo você mais gostou de dançar:
Sempre me joguei de cabeça nos grupos que participei e todos os anos me foram muito especiais, mas o ano de 2006 com a São João Batista foi inesquecível! Vencíamos em quase todos os festivais que dançávamos, e tivemos resultados individuais muito satisfatórios! Nesse ano venci como melhor rainha do Ceará Junino, tanto etapa regional, como final, além de ter empatado o primeiro lugar no cearense. Além dos resultados, o grupo era maravilhoso, unido e animado. Foi um ano que nunca sairá da minha memória por ter sido perfeito!

Estilizada ou tradicional e por que:
Entendo que as estilizadas são uma evolução necessária, verdadeiros espetáculos trazendo beleza e brilho para encher os olhos do público, mas sou apaixonada por quadrilhas tradicionais. Gosto dos figurinos, das coreografias bem elaboradas, da forma de se fazer São João simples e gostoso de se ver. Além disso, comecei a dançar em uma quadrilha tradicional, o que me faz amar mais ainda esse estilo.
Qual motivo levou a você deixa o grupo Estação Junina (Só responde se quiser):
Não tenho problema em falar sobre isso, até prefiro esclarecer para as pessoas que gostam do meu trabalho, pois sei de versões mentirosas que saíram por aí. Houve um único motivo que me fez abandonar o São João, e é em caráter pessoal, envolvendo o fim do meu casamento. Nunca houve qualquer desentendimento com integrantes da Estação Junina, muito menos com a direção. A decisão partiu exclusivamente de mim.

Qual a rainha que você se espelhou no começo de sua carreira junina:
Em nenhuma. O que eu conhecia de São João quando comecei a dançar era muito restrito, me baseava apenas nas quadrilhas da minha cidade. Eu via brincantes experientes na Arco-íris e tentava fazer parecido, colocando o meu jeito de dançar. Até porque na época nem existia essa super-valorização em cima das rainhas.
Qual o grupo junino que você acredita que tenha feito o melhor são João de 2011:
Optei por ficar de fora do São João totalmente, então não fui a nenhum festival. A única quadrilha que vi foi a Espinho e Fulô da minha cidade e fiquei muito satisfeita com o que vi. Quadrilha coerente, muito bem montada por um grande nome, Raimundo Claudino, com quem já tive o prazer de trabalhar, e acho que eles acertaram em cheio em tudo, tanto que tiveram excelentes resultados. Então, na minha opinião, esse ano foi deles!
Como foi fica o ano de 2011 sem danças São João:
Terrível! Ajudei a construir, de certa forma, o São João de 2011, e fui praticamente obrigada a deixá-lo a uma semana da estréia. Tomar a decisão de sair da Estação Junina foi uma das coisas mais difíceis que já fiz. Passei a temporada junina no interior, na casa de meus pais, para “fugir” dos festivais. Foi uma época que gostaria de apagar da minha vida!

2012 veremos você em qual grupo junino:
Em 2012 estarei na quadrilha Filhos do Sertão de Fortaleza, uma das maiores potências juninas do nosso estado.
O que podemos esperar de você em 2012:
Podem esperar para algo completamente diferente de tudo que já me viram fazer. Acredito que quando se está em um grupo, deve-se vestir a camisa de todo coração. Sempre fui assim e com a Filhos do Sertão não será diferente. Eles tem um estilo arrojado e luxuoso, da qual preciso me adaptar, mas creio que com muito esforço e dedicação conseguirei atender às expectativas!
3º Etapa Filhos do Sertão
Convite de dançar na Filhos do Sertão surgiu como e você um dia se imaginou sendo a rainha desse grupo junino:
Eu sempre admirei a Filhos do Sertão, por ser um grupo que cumpre o que se compromete a fazer, mas não havia me imaginado dançando na mesma, por fazer parte de uma realidade de estilos muito diferente da minha. O convite surgiu a algumas semanas, quando o presidente da quadrilha, Paulo Henrique, me procurou para fazer a proposta. Me senti lisonjeada e foi quando pensei que voltar ao São João em uma quadrilha tão grandiosa seria bom para mim. Então apostei todas as minhas fichas, pois acho perfeitamente possível me adaptar ao estilo deles, mantendo a minha essência. E acredito que será muito bom para ambos!
Adicionar legenda

Sabemos que comparações serão inevitáveis, você acredita que a soma Lamara + Filhos do Sertão iram render bom frutos:
Acredito que essa junção inusitada será uma das surpresas de 2012. Tenho uma grande responsabilidade, que é fazer com que a Filhos do Sertão continue a ter uma das melhores rainhas do Ceará, mas creio que com muita dedicação de minha parte, e com a equipe maravilhosa da Filhos, isso será superado. Não será fácil, mas não tenho medo de encarar desafios!
Muitos tomaram a sua vinda pra Filhos do Sertão como uma verdadeira tapa na cara principalmente alguns grupos do Vale do Jaguaribe, pois muitos acreditavam que iria brilhar no interior e não num grupo da capital, ou melhor, a sua vinda para a Filhos do Sertão foi um novo desafio por ser um grupo diferente dos outros ou você já se sente em casa:
Há algum tempo eu havia dado uma entrevista em um blog, e nessa entrevista comentei que seria interessante voltar a dançar onde tudo começou, ou seja, no Vale do Jaguaribe. Muitos quadrilheiros de lá já começaram a fazer suposições como se aquilo fosse uma certeza. Até recebi convites, que foram analisados com bastante atenção, mas depois de pesar os prós e contras vi que seria impossível por conta do meu atual trabalho, que não me permitiria. Hoje conheço bem o São João de Fortaleza e me sinto preparada para encarar tudo de frente!

Vimos em uma entrevista que você relatou que iria ser seu ultimo ano de São João caso dançasse em 2012, com sua vinda para a Filhos do Sertão tem alguma chance de você continuar ainda dançando nos outros anos ou você ainda segue pensando com o pensamento em deixa o São João no ano de 2012:
Quando estamos magoados, acabamos falando coisas da boca para fora. Eu imaginava que nunca mais conseguiria dançar quadrilha, e cá estou de novo comprometida com um grupo. É muito cedo para falar, mas acho que se tudo correr bem, e enquanto a idade me permitir, estarei fazendo parte desse movimento que eu amo tanto!

4º Etapa 
Sonho a conquistar: Casamento feliz e filhos!
Pessoa especial: Além de Deus, meu pai Maiard e minha mãe Socorro.
Família pra você é: Tudo! Estão do meu lado em qualquer situação e são os responsáveis por tudo que sou hoje!
Resuma o que você espera da galera da Filhos do Sertão os brincantes em geral: Já estou tendo tudo o que esperava dos brincantes da Filhos, que é o apoio e a confiança deles. Algo que está começando tão bem só há de render bons frutos! Estou gostando de tudo e a cada dia fico mais satisfeita com a minha escolha.

Sentimento mais forte em você: Sensibilidade.
Seus agradecimentos aqui: Gostaria de agradecer ao blog Repórter Junino Cearense pela entrevista, pois aqui estou tendo oportunidade de deixar informados todos que gostam do meu trabalho. Obrigada a todas as pessoas que me enviaram mensagens de apoio quando me distanciei do São João. Muitas vezes não dei retorno, mas precisava de um tempo para mim, e meus amigos de verdade entenderam isso. Obrigada a toda a família Filhos do Sertão por estarem fazendo parte da minha vida e por estarem me fazendo tão feliz a cada dia! Vocês terão o melhor de mim! OBRIGADAAAAAAAA!
Nossos sinceros agradecimentos a nossa querida Lamara Andrade, sabemos que sera um desafio ser rainha de um grupo tao prestigiado que é Filhos do Sertão mais sabemos muito bem que Lamara Andrade é sempre uma caixinha de surpresa e só temos a desejar boa sorte e queremos ve-la linda em 2012 !!

4 comentários:

  1. Bom Acompanho o Trabalho de Lamara desde 2006 quando a vi dançando no Festival Cearense daquele ano, e desde então essa pessoa me conquistou, em 2007 criamos um elo de amizade, digo até um pouco mais que isso. Tenho Certeza que assim como fez um otimo trabalho por todos os grupos juninos que passou, não será diferente a Fente da Quadrilha Filhos do Sertão em 2012.

    Então Lamaravilhosa ou Mamãe Lamara, como lhe chamava em 2007, Desejo muita Luz, Sucesso e que venha com toda garra possivel, lembre-se estarei sempre torcendo por você tanto na vida pessoal quanto no fomento junino.

    ResponderExcluir
  2. Minha namorada me enche de orgulho...
    Teamo amor!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Amiga sabe o quanto tenho orgulho de voc!!

    ResponderExcluir
  4. mais a adriana dias não vai mais dança ou tem outras proposta pra ela sabe mim informar ?

    ResponderExcluir

Comentem, mais tenham sabedoria não estamos aqui para atacar ninguem e sim fazer boas amizades